O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, recebeu, nesta segunda-feira (09), a visita do Presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, Senador Rodrigo Pacheco. Este foi o primeiro encontro, desde que as duas autoridades assumiram o comando das Instituições, e serviu para debater acerca de diversos projetos da Força Aérea Brasileira (FAB) que necessitarão de encaminhamentos na Casa Legislativa.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O encontro contou com a presença de Oficiais-Generais do Alto-Comando. Conforme o Comandante, na oportunidade, foram apresentadas características da Força Aérea, como fatos históricos e a visão de futuro que consta na Diretriz de Comando. “Enfatizamos nossa prioridade nos Programas Estratégicos como o KC-390 Millennium, o Gripen, o Programa Espacial e a importância que demos na formulação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2022, que estará no Congresso a partir de 31 de agosto”, explica o Oficial-General.

i218917351006018Na ocasião, o Comandante da Aeronáutica destacou junto ao Senador outros temas que pautarão a agenda legislativa, como a criação da lei geral do espaço, considerada imprescindível para o Brasil discutir o programa espacial, além de ratificar o acordo de ciência e tecnologia assinado com os Estados Unidos.

O Presidente do Senado demonstrou, durante o encontro, seu encantamento com a história e as ações da Força Aérea, além do desejo de conhecer outras Organizações Militares. Para tanto, o Comandante convidou o Senador a visitar os Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA), distribuídos por todo País, para conhecer o trabalho de controle da Aviação civil, militar e estrangeira no Brasil e, também, o Centro de Operações Espaciais (COPE), localizado em Brasília (DF), para saber como ocorre o controle de satélites brasileiros de comunicações.

Fotos: Sargento Bianca Viol / CECOMSAER

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).