A Embaixadora da Suécia, Karin Lovisa Wallensteen, foi recebida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, em seu gabinete, no prédio do Comando da Força Aérea Brasileira (FAB), em Brasília (DF). O encontro aconteceu nesta quarta-feira (19/10) com o objetivo de discutir mais detalhes sobre a cooperação entre o Brasil e a Suécia na área da aviação.

A Embaixadora destacou a relevância da parceria entre os dois países e do fortalecimento desta colaboração. “Essa visita foi muito importante, porque nós falamos sobre a cooperação entre nossos países, particularmente no que diz respeito à aviação e aquisição dos Gripen. Foi um encontro sobre inovação, segurança e trabalho em conjunto, com o objetivo de trazer benefícios para o Brasil e a Suécia”, ressaltou.

F-39 Gripen

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Em setembro, desembarcaram no Brasil mais duas aeronaves F-39 Gripen. Elas se somaram a outros dois caças de produção em série já recebidos no mês de abril. O FAB 4103 e o FAB 4104 chegaram ao porto de Navegantes (SC) no dia 26 de setembro em um navio proveniente da Suécia. A FAB já conta com quatro unidades do vetor e até 2027 deve receber mais 32 aeronaves, totalizando 36, conforme previsto no contrato com a empresa sueca de Defesa e Segurança, SAAB.

O Gripen é reconhecido pela eficiência, baixo custo de operação, elevada disponibilidade e capacidade tecnológica avançada. O caça é utilizado por diferentes Forças Aéreas em todo o mundo como vetor responsável pela soberania e proteção dessas nações.

No Brasil, a entrada em serviço significa um importante salto qualitativo e tecnológico, sendo alguns dos recursos embarcados inéditos para a FAB. A Força Aérea Brasileira é pioneira na operação da versão de dois assentos, o Gripen F, desenvolvido conjuntamente pelo Brasil e pela Suécia.

Foto: Sargento Figueira / CECOMSAER 

Marcelo Barros, com informações e imagens da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui