blank
Reunião ocorreu no Centro Técnico de Formação de Fluviários da Amazônia Ocidental, em Manaus

Google News

O Comando do 9º Distrito Naval (Com9°DN) realizou, no dia 4 de novembro, o segundo encontro do Fórum Permanente de Segurança da Navegação Fluvial da Amazônia Ocidental, em Manaus (AM). O evento contou com a presença de autoridades de órgãos federais e estaduais, do poder Legislativo Estadual, representantes de empresas de navegação, serviços de praticagem e sindicatos da área fluvial, bem com a participação remota de representantes de instituições que não puderam estar presentes durante a cerimônia.

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

A reunião, que teve abertura realizada pelo Comandante do 9° Distrito Naval, Vice-Almirante Ralph Dias da Silveira Costa, foi conduzida no formato de apresentação de assuntos pautados, seguida de discussão nas mesas temáticas. Os temas debatidos foram: “Segurança da Navegação no Rio Madeira”, abordando as questões atinentes à atividade de garimpo, aos perigos à navegação causados pelos troncos e a dragagem dos trechos críticos; e “Ordenamento da Orla municipal”, em que as discussões envolveram a necessidade de marcos legais, exemplos existentes em outros municípios, questões ambientais, econômicas e fluviais.

Além de buscar o encaminhamento de propostas que mitiguem os problemas discutidos, os encontros do Fórum fortalecem a integração dos órgãos no desenvolvimento da mentalidade marítima e fluvial.