Colégio Militar de SP e CPOR/SP passam a ter comandos independentes

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Após cinco anos de gestão unificada, o Colégio Militar de São Paulo (CMSP) e o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo (CPOR/SP) iniciam uma nova fase com comandos independentes. A Passagem de Comando, realizada no dia 20 de fevereiro, oficializou a separação administrativa entre as duas instituições de ensino do Exército Brasileiro. Agora, o CPOR/SP será liderado pelo Tenente-Coronel Frederico Vieira Cabral Mendes, enquanto o CMSP terá à frente o Coronel Marcelo Florentino Borlina. A mudança reflete o crescimento do colégio e a necessidade de uma gestão própria, especialmente diante da futura instalação em sede própria.

A transição e os novos comandantes

A desvinculação das instituições marca um novo momento para ambas. Desde a fundação do CMSP, em 2020, as duas unidades funcionavam sob um comando único. Com o avanço das obras da sede do colégio na Avenida Olavo Fontoura, na zona norte de São Paulo, e o aumento do número de alunos, tornou-se fundamental que cada escola tivesse autonomia administrativa para aprimorar sua gestão.

Durante a cerimônia de transmissão de cargo, o Coronel Alexandre Luckemeyer Machado Carrion, último comandante unificado do CPOR/CMSP, foi homenageado por sua liderança. O General de Divisão João Felipe Dias Alves, Diretor da Diretoria de Educação Superior Militar (DESMil), destacou as contribuições do Coronel Carrion, incluindo a participação de alunos na Olimpíada de Matemática da Tailândia e a reestruturação física do prédio para acomodar o colégio em dois turnos.

Ao assumir o comando do CPOR/SP, o Tenente-Coronel Frederico Vieira Cabral Mendes ressaltou sua missão de continuar formando oficiais temporários de alta qualidade e cidadãos comprometidos com a sociedade. Já o Coronel Marcelo Florentino Borlina, agora à frente do CMSP, celebrou a nova estrutura administrativa, afirmando que a separação permitirá que o colégio trilhe seu próprio caminho e desenvolva plenamente seu potencial.

O crescimento do Colégio Militar de São Paulo e sua nova estrutura

Criado em 2020, o Colégio Militar de São Paulo (CMSP) é uma das mais recentes adições ao Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB), que conta com 15 unidades em todo o país. O CMSP atende aproximadamente 600 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio, proporcionando uma formação baseada nos valores da hierarquia, disciplina e excelência acadêmica.

Desde sua inauguração, o colégio funcionava provisoriamente dentro das instalações do CPOR/SP. No entanto, as obras de sua sede própria estão em andamento na Avenida Olavo Fontoura, o que possibilitará uma estrutura mais adequada para o crescimento da instituição. Com a conclusão do novo prédio, o CMSP terá laboratórios modernos, espaços esportivos e salas de aula equipadas para oferecer uma educação de alta qualidade aos alunos.

O CMSP tem se destacado no cenário educacional, participando de competições acadêmicas nacionais e internacionais. A inclusão no SCMB garante que os alunos tenham acesso a um currículo robusto, com ênfase em disciplinas como matemática, ciências e tecnologia, além de formação cívico-militar.

Com um corpo docente qualificado e uma nova gestão autônoma, o colégio tem como meta fortalecer seu papel na formação dos líderes do futuro. A expectativa é que, com a independência administrativa, a escola possa implementar mais projetos pedagógicos e ampliar suas atividades extracurriculares.

O papel do CPOR/SP na formação de oficiais da reserva

Fundado em 1931, o CPOR/SP é uma das escolas mais tradicionais do Exército Brasileiro. Com 94 anos de história, a instituição tem como missão formar Oficiais da Reserva de 2ª Classe (R/2), preparando jovens em idade de serviço militar obrigatório para exercerem funções de liderança na Força Terrestre e na sociedade civil.

Ao longo de quase um século, mais de 20 mil jovens passaram pelo CPOR/SP, muitos dos quais tiveram papel fundamental na história do Brasil. Ex-alunos da unidade integraram a Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutou na Itália durante a Segunda Guerra Mundial, e participaram da Revolução Constitucionalista de 1932. A escola é reconhecida por sua capacidade de desenvolver liderança, disciplina e comprometimento nos futuros oficiais da reserva.

Com a desvinculação do CMSP, o CPOR/SP poderá concentrar seus esforços exclusivamente na formação militar. O novo comandante, Tenente-Coronel Frederico Vieira Cabral Mendes, enfatizou que seu objetivo é não apenas formar oficiais temporários qualificados, mas também cidadãos responsáveis e preparados para contribuir com a sociedade.

A autonomia do CPOR/SP permitirá um foco ainda maior na melhoria dos cursos oferecidos, na modernização da infraestrutura e na adaptação dos treinamentos às novas necessidades da Força Terrestre. A unidade continuará desempenhando um papel estratégico na formação da reserva mobilizável do Exército Brasileiro, garantindo que os militares temporários estejam preparados para servir com eficiência e comprometimento.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui