projeto básico de engenharia

O Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Eduardo Antonio Fernandes, e o Presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Paulo Skaf, assinaram, no dia 11 de dezembro, o termo de doação do projeto básico de engenharia das futuras instalações do Colégio Militar de São Paulo (CMSP) no Campo de Marte, na capital paulista. O projeto foi elaborado por uma equipe de técnicos e engenheiros do Serviço Social da Indústria (SESI) entre março de 2019 e agosto de 2020.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A cerimônia de assinatura do termo de doação ocorreu no Espaço Cultural do Quartel-General Integrado (QGI) e contou com a presença do Chefe do Estado-Maior do Exército (EME), General de Exército Marcos Antonio Amaro dos Santos, do Chefe do Departamento de Engenharia e Construção (DEC), General de Exército Júlio Cesar de Arruda, e do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, além de outras autoridades, integrantes da equipe de profissionais que elaboraram o projeto e alunos do CMSP.

A solenidade teve início com a canção vencedora do concurso de canções do CMSP, de autoria do Sargento Cleber Polido, trompetista da Banda Sinfônica do Exército. A canção foi entoada pelo Coral da Banda de Música do 2º Batalhão de Polícia do Exército (2º BPE) e por alunos do CMSP.

Em seguida, o termo de doação do projeto foi assinado e a ordem de serviço da primeira fase da obra foi entregue ao Senhor Daniel Mello Tolentino de Souza, Diretor da empresa Vento Sul Engenharia, vencedora do processo licitatório dessa etapa da obra. Na sequência, o Tenente-Coronel R1 Reni e o Capitão Magno, capelães militares, realizaram uma bênção.

História

O CMSP é fruto de anos de planejamento, negociações e muita dedicação. O sonho da instalação de um colégio militar em São Paulo começou a se concretizar com a assinatura da portaria de criação do CMSP pelo antigo Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, no dia 9 de outubro de 2018.

Posteriormente, no dia 3 de fevereiro de 2020, o Presidente da República, Jair Bolsonaro, e o atual Comandante do Exército, General de Exército Edson Leal Pujol, lançaram a pedra fundamental das futuras instalações do CMSP.

O CMSP está sendo construído em uma área de 82 mil e 500 metros quadrados, no Campo de Marte, Zona Norte de São Paulo. O colégio contará com dois pavilhões de salas de aula, um para o Ensino Fundamental e outro para o Ensino Médio. Também serão construídos campo de futebol com pista de atletismo, parque aquático, ginásio de esportes, auditório com capacidade para 300 pessoas, salas de judô e esgrima, refeitório e pátio de formatura.

Primeiros alunos

Os 85 primeiros alunos do CMSP incorporaram em 2020 no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo (CPOR/SP). Eles estudarão no Solar dos Andradas até que as obras de construção do CMSP no Campo de Marte sejam concluídas. Em 2021, aproximadamente 170 estudantes cursarão os 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. As primeiras turmas do Ensino Médio estão previstas para 2023. A ação educacional desenvolvida no CMSP é feita segundo valores, costumes e tradições do Exército Brasileiro.

Sistema Colégio Militar do Brasil

Atualmente, existem 14 colégios militares no Brasil. Os colégios militares têm como meta levar seus alunos à descoberta das próprias potencialidades, à autorrealização, à qualificação para o trabalho e prepará-los para a vida como cidadãos.

O Exército investe na qualidade de ensino por meio de práticas inovadoras que conduzem a uma educação integral, possibilitando ao educando o desenvolvimento simultâneo das áreas cogntiva, afetiva e psicomotora.

Há duas formas de ingresso nos colégios militares: por concurso público e por amparo regulamentar. Mais informações estão disponíveis no site www.cmsp.eb.mil.br.

article 2 9 article 3 8 article 4 6 article 5 5 article 6 4 article 7 4 article 8 4 article 9 4 article 10 3

Fonte: CMSE
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).