O Colégio Militar Curitiba (CMC) realizou, entre os dias 8 e 10 de abril, a 9ª edição da Simulação de Órgãos Internacionais, denominada IX Mundo CMC, promovida pelo Clube de Relações Internacionais do CMC.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os modelos das nações unidas (MUN) são conferências realizadas com o objetivo de simular o ambiente de negociação e de tomada de decisões de organismos multilaterais.

Durante a simulação, estudantes tornam-se representantes de países membros da organização, atuando como diplomatas, chefes de Estado, entre outros, e simulam os procedimentos de negociação internacional, procurando solucionar conflitos e estabelecer cooperação. Ainda há aqueles que atuam como jornalistas que relatam e contestam os fatos ocorridos durante a simulação.

Participaram do IX Mundo CMC as delegações compostas por alunos e professores orientadores dos Colégios Militares de Curitiba, de Porto Alegre, de Santa Maria e de Manaus, do Colégio Esic Business Marketing School, da Academia da Força Aérea (AFA), da Deutsche Schule Curitiba, da Universidade Federal do Paraná, bem como ex-alunos do Sistema Colégio Militar do Brasil e convidados.

A cerimônia de abertura contou com apresentação cultural da banda do CMC e do grupo de dança “CMC Movimento”. Os presentes também assistiram à palestra “O Lado Humano do Combatente Brasileiro na 2ª Guerra Mundial”, proferida pelo Coronel Veterano Cristiano Rocha Affonso da Costa.

O encerramento do evento se deu com a entrega de premiações à Delegação do Colégio Militar de Porto Alegre, como destaque, bem como aos alunos que se sobressaíram.

Fonte: Colégio Militar de Curitiba

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).