No dia 07 de dezembro, o Comando Militar da Amazônia (CMA) realizou a Formatura de Passagem de Chefia do Estado-Maior do General de Brigada Machado ao Coronel Rabelo.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Furlan que fez a leitura da referência elogiosa designada ao General Machado, por ter sido escolhido para ser Force Chief Of Staff na Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul.

Na referência elogiosa o General Furlan evidenciou os talentos e capacidades de coordenação, controle, assim como gestão empregados pelo General Machado para estabelecer metas e cobrar resultados durante sua passagem pelo CMA.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

0000000000000000000000 A Passagem 04

Na Formatura esteviveram presentes o Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante Ralph Dias; o Comandante da 12ª Região Militar, General de Divisão Omar; o Comandante do VII COMAR, Brigadeiro do Ar Magarão e o Comandante do 2º Grupamento de Engenharia, General de Brigada Ivan.

PLANTIO DE MUDA

00 Plantio EM 01

00 Plantio EM 02

Cultuando as tradições do CMA, ocorreu na manhã desta terça-feira,  o plantio da árvore do Bosque dos Chefes do Estado-Maior do CMA. A cerimônia busca materializar o período em que Oficiais Generais exerceram a nobre função da chefia.

A árvore plantada foi a Copaíba, da família da Fabaceae, que é encontrada na região tropical da América Latina e África Ocidental. No Brasil, a espécie mais conhecida é a Copaifera Officinalis, típica da Amazônia e conhecida como o “Bálsamo da Floresta”.

A árvore, que pode atingir até 45 metros de altura, é conhecida em várias partes do mundo por causa do óleo extraído de seu tronco, usado para diferentes fins – fabricação de biodiesel, tintas, cosméticos, uso medicinal.

Com o plantio deste exemplar no QG do CMA, fica a lembrança perene dos feitos e realizações como Chefe do Estado-Maior ao General Machado.

INAUGURAÇÃO DO RETRATO

Ao entregar o cargo de Chefe do Estado-Maior do CMA, o General Machado e sua família participaram da cerimônia de inauguração do retrato destinado à Galeria dos Retratos, instituída com a finalidade de preservar parte da história do CMA e perpetuar a figura daqueles que se empenharam para cumprir complexas e honrosas missões.

O Comandante Militar da Amazônia, General Furlan convidou o assistente de gabinete, Tenente Ortiz a realizar a entrega da Bandeira-Insígnia, em seguida fez a entrega da referência elogiosa ao  General Machado. No uso da palavra, o Comandante enfatizou a felicidade de vê-lo selecionado, em uma concorrência internacional muito severa, para a Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul.

0000000000000000000000 A Passagem 01

0000000000000000000000 A Passagem 03

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).