Videoconferência entre CISMAR e o IFC-IOR da Índia aborda atuação sobre o Tráfego Marítimo no Oceano Índico e Golfo da Guiné

O Centro Integrado de Segurança Marítima (CISMAR) e o Information Fusion Center – Indian Ocean Region (IFC-IOR) realizaram, no dia 12 de maio, uma videoconferência com o objetivo de integrar, ainda mais, a atuação com os parceiros nacionais e internacionais, visando às ameaças à Segurança Marítima.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O encontro foi aberto pelo Diretor do IFC-IOR, Captain Soumyajit Mohanty, e teve as palavras iniciais proferidas pelo Comandante do CISMAR, Capitão de Mar e Guerra João Batista. Após a abertura, foram abordados assuntos relacionados às atividades do IFC-IOR, com uma apresentação sobre as principais situações relacionadas ao tráfego marítimo ocorridas no Oceano Índico e Golfo da Guiné, tendo como ênfase os casos de pirataria e roubo armado no mar. Pelo lado brasileiro, foi feita uma apresentação sobre a atuação do Centro Integrado de Segurança Marítima, destacando exemplos de interações com agências governamentais em prol da Segurança Marítima.

A interação entre o CISMAR e o IFC-IOR tem relevância, em face do Oceano Índico ser uma das principais áreas utilizadas para o comércio marítimo de interesse do Brasil, trafegando, diariamente, uma média de 18 navios de bandeira brasileira ou afretados por empresas nacionais. Em 2020, foram registrados 55 incidentes de Segurança Marítima na região, entre eles, roubos armados, ataques e atos de pirataria. Em junho, a Marinha do Brasil assumirá o Comando da Combined Task Force-151, que atua no combate à pirataria no Golfo de Aden e na Costa da Somália.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).