Exercício de Controle Naval de Tráfego Marítimo contou com o emprego do sistema NAMESIS

O Centro Integrado de Segurança Marítima (CISMAR), na qualidade de Comando Local do Controle Operativo (COLCO) Brasil, participou e apoiou, no período de 10 a 21 de maio, da execução do exercício de Controle Naval do Tráfego Marítimo (CNTM) “COAMAS 2021”, com as Marinhas componentes da Área Marítima do Atlântico Sul (AMAS), sendo Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Pela Marinha do Brasil (MB), participaram também os Comandos do 1º, 3º, 4º e 5º Distritos Navais e suas Capitanias, Delegacias e Agências subordinadas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O exercício teve como propósito adestrar os participantes nos procedimentos e na aplicação da Doutrina de CNTM empregada no âmbito do Plano para a Coordenação da Defesa do Tráfego Marítimo Interamericano, bem como, na utilização do Sistema NAMESIS para plotagem e compilação do panorama de superfície do Atlântico Sul. O cenário criado permitiu o emprego da doutrina e medidas de CNTM, como criação de comboios costeiros e oceânicos, evacuação de portos, partida de grupos de barcos pesqueiros, prevenção à poluição hídrica, prevenção a doenças infectocontagiosas, entre outras.

A atividade parte do calendário de exercícios do Coordenador da Área Marítima do Atlântico Sul (CAMAS), coordenado atualmente pela MB, e visa promover a disseminação da doutrina do Controle Naval do Tráfego Marítimo e a sua aplicação prática, além de permitir o estreitamento de laços entre as Marinhas da AMAS, corroborando para o desenvolvimento da Consciência Situacional Marítima, desde os tempos de paz, neste importante espaço oceanopolítico.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).