Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rangel” na Antártica

Por ocasião da 206ª Sessão Ordinária da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), realizada em 24 de agosto, foi aprovada a criação do Grupo Técnico de Assessoramento para a XLIV Reunião Consultiva do Tratado da Antártica (Antarctic Treaty Consultative Meeting – ATCM), coordenado pelo Ministério das Relações Exteriores, visando identificar e discutir temas prioritários que orientarão a posição brasileira nos fóruns antárticos e a formulação de subsídios para a delegação brasileira.

Nas reuniões, os 29 membros consultivos do Tratado da Antártica têm direito a voz e voto nas decisões relativas ao continente gelado, das quais o Brasil participa desde 1983. As ATCMs são realizadas, anualmente, para discutir as normas e instrumentos jurídicos adotados na Antártica, estando a XLIV Reunião prevista para ser realizada em Berlim, na Alemanha, em 2022.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).