Cibernética e Estratégia: evento integra civis e militares em João Pessoa

Encontro Rede Nordeste 2025: IA, Tecnologias, Empreendedorismo.
Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

O universo da cibernética, da Defesa Nacional e da Segurança Pública se encontra nos dias 21 e 22 de maio, em João Pessoa (PB), durante o V Encontro da Rede Nordeste de Estudos Estratégicos e Inovação (V ERENEEI). Com o tema central voltado para a integração entre Academia, Iniciativa Privada, Órgãos Públicos e Forças Armadas, o evento será realizado no Auditório da Reitoria da UFPB, com transmissão ao vivo pelo canal do CMNE no YouTube. A programação contará com palestras, mesas-redondas, pôsteres e exposições.

Cibernética aplicada à Defesa e Segurança: desafios e soluções emergentes

Em um cenário de ameaças crescentes no ciberespaço, o V ERENEEI propõe um debate técnico aprofundado sobre segurança cibernética, abordando desde a proteção de infraestruturas críticas até a evolução da guerra cibernética no contexto das operações militares modernas. A programação contará com especialistas que atuam no desenvolvimento de sistemas de defesa, inteligência artificial aplicada à segurança e resposta a incidentes cibernéticos.

Com a presença de representantes das Forças Armadas, da Polícia Militar, de órgãos federais e de pesquisadores da área de tecnologia e defesa, o evento destaca a importância da inovação nacional para garantir a soberania do Brasil em tempos de conflitos híbridos e ameaças assimétricas.

Integração entre sociedade civil, militares e universidades no combate a ameaças digitais

Um dos pilares do V ERENEEI é a cooperação multissetorial. A presença conjunta de acadêmicos, militares, representantes de governos estaduais e startups de tecnologia sinaliza um novo momento da política de Defesa: a construção de uma resiliência cibernética nacional a partir da colaboração institucional.

Universidades como a UFPB e centros de pesquisa do Nordeste assumem protagonismo na formação de talentos, no desenvolvimento de soluções sob medida para o setor público e militar e na produção de conhecimento estratégico. O evento também se revela uma vitrine para jovens pesquisadores e inovadores que desejam ingressar no ecossistema da defesa tecnológica.

V ERENEEI: o papel do Nordeste no debate sobre inovação e soberania digital

Realizado em João Pessoa, o V ERENEEI reforça a capacidade intelectual e estratégica da região Nordeste em contribuir com os grandes temas da Defesa e da Segurança Nacional. A Rede Nordeste de Estudos Estratégicos e Inovação, articulada por instituições acadêmicas e centros militares, tem promovido desde sua fundação a disseminação de conhecimento aplicado à soberania nacional.

A edição deste ano marca um salto qualitativo na regionalização do pensamento estratégico brasileiro, consolidando a UFPB e a cidade de João Pessoa como polos de referência na discussão sobre soberania digital, defesa cibernética e inovação dual — com aplicações tanto civis quanto militares.

Realiza sua inscrição: https://www.even3.com.br/v-ereneei/

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).