blank
Turma "Almirante Álvaro Alberto" (CFO 2021)
O Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW) realizou, no dia 23 de abril, o a formatura do Curso de Formação de Oficiais (CFO 2021). Os novos oficiais da Turma “Almirante Álvaro Alberto” receberam suas platinas e espadas durante a cerimônia, presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire.
A Turma é composta por 156 oficiais (99 homens e 57 mulheres), distribuídos entre os seguintes Quadros: 3 do Quadro Complementar de Oficiais da Armada (QC-CA), 4do Quadro Complementar de Oficiais Fuzileiros Navais (QC-FN), 5 do Quadro Complementar de Oficiais Intendentes da Marinha (QC-IM); 25 do Corpo de Engenheiros da Marinha (CEM), 37 do Quadro de Médicos (Md), 6 do Quadro de Cirurgiões Dentistas (CD); 12 do Quadro de Apoio à Saúde (S), 21 do Quadro Técnico (T), 1 do Quadro de Capelães Navais (CN); 31 do Quadro Auxiliar da Armada (AA) e 11 do Quadro Auxiliar de Fuzileiros Navais (AFN).
O Comandante do CIAW, Contra-Almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo, disse que esta é última vez que os novos Oficiais estarão em formatura como turma. “Daqui para adiante farão parte de outras tripulações. Serão pessoas diferentes, serão para sempre Oficiais de Marinha. Mantenham a Rosa das Virtudes em sua bússola. Sejam incansáveis e ávidos pelo desenvolvimento pessoal e em equipe. Honrem as tradições navais. Orgulhem-se do uniforme. Admirem e respeitem o mar e sobretudo cultivem o juramento que farão dentro em breve”, destacou.
Em momento especial, os primeiros colocados da turma, reconhecidos por todo oesforço e dedicação, receberam suas espadas. Em ordem alfabética, são eles: Guarda-Marinha (CN) Adilson Silva dos Santos; Guarda-Marinha (QC-FN) Fabio do Prado Verderano; Guarda-Marinha (AA) Francisco José Matias de Melo; Guarda-Marinha (Md) Hana Rayssa Mattos de Lossio e Seiblitz; Guarda-Marinha (QC-IM) Jonathan Matos de Faria; Guarda-Marinha (AFN) Leonardo Pinto Sá Freire; Guarda-Marinha (EN) Letícia Ribeiro Figueiredo; Guarda-Marinha (CD) Luiza Gonçalves Roma Custodio; Guarda-Marinha (S) Marcela França Penna Ribeiro; Guarda-Marinha (T) Melca Dias e Guarda-Marinha (QC-CA) Tiago Moraes Barbosa.
blank
Guarda-Marinha (S) Marcela França Penna Ribeiro, primeira colocada geral do CFO 2021,
recebe espada das mãos do Chefe do Estado-Maior da Armada e de familiares
Além do Chefe do Estado-Maior da Armada, estiveram presentes na cerimônia o ex-Ministro da Marinha, Almirante de Esquadra Mauro César Rodrigues Pereira; os ex-Comandantes da Marinha, Almirante de Esquadra (Refº) Julio Soares de Moura Neto e Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira; Ministros do Superior Tribunal Militar, demais membros do Almirantado e o Diretor de Ensino da Marinha, Vice-Almirante Sergio Fernando de Amaral Chaves Junior.

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia