blank
Honras de recepção do Contra-Almirante Alvarenga à cerimônia de inauguração

O Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN) realizou a Cerimônia de Inauguração da Praça do Busto do Almirante Amaral, no dia 5 de janeiro.

O Almirante de Esquadra José Maria do Amaral Oliveira nasceu em 7 de dezembro de 1925 em Belém do Pará, recebeu diversas condecorações ao longo de sua carreira e foi desligado do serviço ativo da Marinha após dedicar-se por mais de 44 anos ao serviço da Nação.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Contudo, o “número” que melhor resume uma vida dedicada à Marinha e, especialmente, à Aviação Naval, são as 2.726,54 horas de voo como Capitão-Tenente até Almirante de Esquadra, quando ele mesmo pilotava “seu Esquilo”, o N-7050, nos deslocamentos como Comandante de Operações Navais. Faleceu em 18 de maio de 2009.

blank
Praça com o Busto do Almirante
José Maria do Amaral Oliveira

A Praça, localizada no CIAAN, foi criada com o intuito de prover uma homenagem ao Aviador Naval que empresta seu nome ao CIAAN bem como, um local de descanso para os alunos nos intervalos entre as aulas.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante José Vicente de Alvarenga Filho, e também contou com a presença do Capitão de Mar e Guerra Eduardo Hartz Oliveira e Eunice Hartz Oliveira, filhos do Almirante Amaral.