Temas relacionados à Estratégia Nacional de Defesa e à atuação das Forças Armadas foram abordados durante a 51ª Reunião do Comitê de Chefes de Estado-Maior das Forças Armadas (EMCFA). O encontro, presidido pelo Chefe do EMCFA, General de Exército Laerte de Souza Santos, é o quarto deste ano e ocorreu na sexta-feira (19), no Ministério da Defesa.

Antônio Oliveira-2.jpg

Os participantes deram continuidade a assuntos tratados em reuniões anteriores, referentes ao emprego conjunto das Forças, que contribuíram para com a assessoria do titular da Pasta, Walter Souza Braga Netto.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Participaram da reunião o Assessor Especial de Planejamento do Ministro da Defesa, General de Divisão R/1 Walmir Almada Schneider Filho; o Assessor Especial Militar do Chefe do EMCFA, Major-Brigadeiro do Ar R1 Arnaldo Augusto do Amaral Neto; o Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate, Brigadeiro do Ar Alan Elvis de Lima; o Chefe do Centro de Operações Espaciais, Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti; e o o Adjunto da 4ª Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica, Coronel Aviador R/1 Henrique Garcia Schumann.

Igor Soares-2.jpg

Por Carolina Militão
Fotos: Igor Soares

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).