II Fórum de Leitura do Corpo de Fuzileiros Navais premiou melhores trabalhos de militares do CFN

O Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) sediou, no dia 26 de outubro, o II Fórum de Leitura do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN). O evento, que faz parte do Programa de Incentivo à Leitura do CFN, é uma iniciativa do Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais (CGCFN).

Durante a programação, foram divulgados os quatro melhores trabalhos apresentados durante a “Semana da Leitura” promovida pelas organizações militares do CFN, entre os meses de junho e setembro deste ano. São eles: “Uma nova concepção da guerra: John Boyd, os Fuzileiros Navais Norte Americanos e a Guerra de Manobra”, de autoria do Capitão de Corveta (FN) Eduardo Oliveira de Carvalho; “De casa em casa em Fllujah: uma memória épica da Guerra”, do Capitão-Tenente (FN) Leandro Gomes Ferreira; “Matar! Um estudo sobre o ato de matar”, do Primeiro-Tenente (FN) Murilo Nogueira Rocha; “A incrível viagem de Shecklenton: a mais extraordinária aventura de todos os tempos”, do Suboficial (FN-IF) Marcelo Mesquita Tavares.

O II Fórum de Leitura do CFN visou ao aprimoramento dos conhecimentos e das competências dos fuzileiros navais, adquirido por meio da leitura, bem como ao estímulo da capacidade de análise, síntese e raciocínio lógico e sistematizado, voltado para a obtenção de conclusões próprias. Este ano, pela primeira vez, os Suboficiais com Curso de Assessoria em Estado-Maior para Suboficiais Fuzileiros Navais puderam participar do Fórum com seus trabalhos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Capitão de Corveta (FN) De Carvalho ressaltou que a participação no Fórum foi importante para ampliar os conhecimentos e obter novos aprendizados. Já o Suboficial (FN-IF) Mesquita destacou que o fato de ter sido selecionado para apresentar o trabalho no II Fórum de Leitura foi “uma injeção de ânimo”. Além disso, o Suboficial acredita que sua participação servirá como inspiração para os outros militares que trabalham com ele no 3º Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais.

o capitao de corveta fn eduardo oliveira wedfa
O Capitão de Corveta (FN) Eduardo Oliveira de Carvalho foi um dos autores premiados

Cerca de 280 militares do CFN participaram do evento, que contou com a presença do Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (FN) Jorge Armando Nery Soares; do Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, Vice-Almirante (FN) Carlos Chagas Vianna Braga; do Comandante do Pessoal de Fuzileiros Navais, Vice-Almirante (FN) Roberto Rossatto; do Comandante do Material de Fuzileiros Navais, Vice-Almirante (FN) Renato Rangel Ferreira; do Coordenador-Geral do Programa Olímpico da Marinha, Vice-Almirante (RM1-FN) Paulo Cesar Stingelim Guimarães; do Assessor Especial de Assuntos Estratégicos do CGCFN, Vice-Almirante (RM1-FN) Carlos Alfredo Vicente Leitão, dentre outras autoridades militares.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).