No dia 04/05, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) entregou à Embraer o Certificado Suplementar de Tipo Final do E-99 Modernizado. O Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), foi responsável pela entrega. A certificação comprova que a modernização da aeronave atende aos requisitos de segurança e desempenho previstos em contrato, garantindo que a aeronave possa voar com segurança e cumprir as missões determinadas pela Força Aérea Brasileira (FAB).
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Melhoria na capacidade estratégica brasileira
O Tenente-Coronel Gustavo Borges Basílio, Chefe da Assessoria Técnica do IFI, ressaltou a importância da certificação da modernização do E-99M. Segundo ele, a aeronave executa uma missão crucial para o país e a modernização realizada pela Embraer, em conjunto com o IFI, promove uma melhoria significativa na capacidade estratégica brasileira. Essa melhoria está relacionada às Tarefas de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento, além das Ações de Alerta em Voo e Controle e Alarme em Voo.
Parceria IFI e Embraer em prol da FAB
Durante a cerimônia de entrega do certificado, o Tenente-Brigadeiro Medeiros destacou a importância das aeronaves E-99 e a relevância do trabalho conjunto do IFI e da Embraer para a FAB. O Vice-Presidente e Engenheiro-Chefe da Embraer, Henrique Langenegger, também agradeceu ao IFI pelo trabalho realizado na certificação da modernização do E-99, mencionando as inúmeras atividades envolvidas no processo.
Modernização das aeronaves E-99
A modernização das aeronaves E-99 incluiu modificações no Erieye Mission System, com a instalação de novos consoles, rádios e a implementação de gravação de áudio e dados de missão. Essas mudanças aumentam a capacidade de comando e controle, principalmente em operações aéreas compostas. O processo de certificação iniciou-se em 2018 e, apesar dos impactos da pandemia de Covid-19, os ensaios de desenvolvimento e certificação ocorreram entre 2020 e 2023. Durante o processo, foram verificados 434 requisitos contratuais, distribuídos entre 30 diferentes tecnologias, resultando em mais de 250 relatórios técnicos.