No dia 04/05, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) entregou à Embraer o Certificado Suplementar de Tipo Final do E-99 Modernizado. O Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), foi responsável pela entrega. A certificação comprova que a modernização da aeronave atende aos requisitos de segurança e desempenho previstos em contrato, garantindo que a aeronave possa voar com segurança e cumprir as missões determinadas pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Melhoria na capacidade estratégica brasileira

O Tenente-Coronel Gustavo Borges Basílio, Chefe da Assessoria Técnica do IFI, ressaltou a importância da certificação da modernização do E-99M. Segundo ele, a aeronave executa uma missão crucial para o país e a modernização realizada pela Embraer, em conjunto com o IFI, promove uma melhoria significativa na capacidade estratégica brasileira. Essa melhoria está relacionada às Tarefas de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento, além das Ações de Alerta em Voo e Controle e Alarme em Voo.

Parceria IFI e Embraer em prol da FAB

2023 05 04 Assinatura Suplementar E99M CB J Alves 28 scaled

Durante a cerimônia de entrega do certificado, o Tenente-Brigadeiro Medeiros destacou a importância das aeronaves E-99 e a relevância do trabalho conjunto do IFI e da Embraer para a FAB. O Vice-Presidente e Engenheiro-Chefe da Embraer, Henrique Langenegger, também agradeceu ao IFI pelo trabalho realizado na certificação da modernização do E-99, mencionando as inúmeras atividades envolvidas no processo.

Modernização das aeronaves E-99

A modernização das aeronaves E-99 incluiu modificações no Erieye Mission System, com a instalação de novos consoles, rádios e a implementação de gravação de áudio e dados de missão. Essas mudanças aumentam a capacidade de comando e controle, principalmente em operações aéreas compostas. O processo de certificação iniciou-se em 2018 e, apesar dos impactos da pandemia de Covid-19, os ensaios de desenvolvimento e certificação ocorreram entre 2020 e 2023. Durante o processo, foram verificados 434 requisitos contratuais, distribuídos entre 30 diferentes tecnologias, resultando em mais de 250 relatórios técnicos.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).