Certificação da Força de Prontidão: Exército Brasileiro realiza exercício estratégico em Pernambuco

Mais de mil militares participaram da fase viva do exercício de adestramento, demonstrando o compromisso e habilidade da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada

Entre os dias 15 e 18 de maio, a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz) executou a fase viva da Certificação da Força de Prontidão (FORPRON) da Força-Tarefa do 14º Batalhão de Infantaria Motorizado (FT-14º BI Mtz). O evento envolveu mais de mil militares e foi realizado nas localidades de Poço Comprido, distrito do município de Correntes, e nos arredores da cidade de Lagoa do Ouro, ambas no agreste pernambucano.

Esta última fase do exercício de adestramento ocorreu após a fase construtiva (1º a 4 de maio) na área da 10ª Bda Inf Mtz, em Recife, e a fase virtual (8 a 12 de maio) no 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (71º BI Mtz), em Garanhuns.

Certificação de Prontidão e Operações Táticas

A certificação culminou no dia 13 de maio com um Apronto Operacional envolvendo todos os meios e tropas, onde mais de mil militares e 117 veículos operacionais foram mobilizados para áreas de segurança, assistência em saúde e apoio logístico.

Para o Comandante da FT 14 BI Mtz, Tenente-coronel Joel Cajazeira Filho, esta certificação é uma oportunidade única de aplicar todos os aspectos táticos, estratégicos e operacionais contidos nos manuais e diretrizes doutrinárias do Exército. Ele afirmou: “Com a conclusão do exercício, a sociedade brasileira ganha militares prontos para cumprir seu dever constitucional, uma força capaz de cumprir sua missão em todo território nacional”.

Simulações de Engajamento Tático e Defesa de Área Edificada

Na última fase da certificação, as tropas utilizaram o Dispositivo de Simulação de Engajamento Tático, que simula a execução de tiros em combate em situações reais. Além disso, a tropa realizou operações ofensivas, como o isolamento e investimento em localidade, e defensivas em área edificada.

O General de Divisão Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, Chefe do Preparo da Força Terrestre, ressaltou que o adestramento permite uma avaliação completa das competências técnicas e profissionais dos envolvidos, além de fortalecer valores como companheirismo e espírito de corpo.

Avaliação das Capacidades da Tropa

Para o Comandante da 10ª Brigada, General de Brigada Sérgio Borges Medeiros da Silva, um exercício de adestramento, como o desenvolvido pela FT 14º BI Mtz, permite uma avaliação das capacidades da tropa em vários níveis. A avaliação inclui a condição dos materiais usados, a capacidade logística, e a preparação dos militares em termos de condição física e conhecimento doutrinário.

O processo de certificação teve início em 24 de abril com a emissão da Ordem de Operações pela 7ª Divisão de Exército, que supervisiona a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada. Todas as ações foram supervisionadas pelo Comando de Operações Terrestres e pelo Centro de Adestramento Leste.

Sair da versão mobile