Entre os dias sete e oito de novembro, dois municípios da Província de Modena realizaram cerimônias em homenagem aos heróis da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Atendendo às medidas de segurança estabelecidas pela emergência sanitária vigente no país, italianos e brasileiros reverenciaram a participação da FEB na Campanha da Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No dia sete, no município de Zocca, com a presença do Adido do Exército (AdiEx) junto à Embaixada do Brasil na Itália, Coronel André Luiz dos Santos Franco, do Vice-Prefeito, Ropa Federico e de autoridades civis e militares, foram realizadas cerimônias em alusão à FEB, tropa aliada que libertou a cidade em 22 de abril de 1945. Na praça central da cidade e nas instalações da própria prefeitura, os atos heróicos dos “pracinhas” brasileiros foram reverenciados por meio da inauguração de placas e da deposição de coroas de flores nos monumentos que hoje marcam a história militar dos dois países.

No dia oito, no município de Montese, o AdiEx e o Prefeito Mateo Deluca realizaram homenagens em diversos monumentos dedicados à memória da FEB. No centro da cidade, na praça e no jardim dedicados ao Brasil, foi relembrada a liberação de Montese pelas tropas da FEB, em 14 de abril de 1945, em mais uma cerimônia junto ao Monumento dedicado aos “pracinhas” brasileiros, obra do escultor italiano Italo Bortolott. Relembrando os 75 anos da FEB na Campanha da Itália, foram inauguradas placas nos monumentos dedicados aos heróis brasileiros Aspirante Francisco Mega e Sargento Max Wolf Filho. A enfermaria febiana, instalada na localidade de Iola, durante as ações que levaram à conquista de Montese, também foi homenageada.

A vibração e o esforço das comunidades italianas em manter a reverência aos heróis da FEB é motivo de júbilo e de grande orgulho para todos os brasileiros (civis e militares). Com atividades singelas, mais com enorme carga emotiva, a Itália e o Brasil nunca esqueceram a bravura dos “pracinhas” da FEB, que atravessaram um oceano para lutar pela liberdade, pela democracia e pela união de todos os povos no mundo.

article 5 5 article 6 4 article 7 4 article 8 3 article 9 4 article 10 1 article 11 2 article 12 2 article 13 1 article 14 1 article 15 1 article 16 1

Fonte: AdiEx Itália
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).