Cerimônia de transmissão do cargo de Comandante Militar do Planalto ocorre em Brasília

A cerimônia de transmissão do cargo de Comandante Militar do Planalto ocorreu nesta quinta-feira (23/3) em Brasília (DF), com a presença de autoridades do Exército e do poder judiciário. O General de Divisão Gustavo Henrique Dutra Menezes passou a função para o General de Divisão Ricardo Piai Carmona. O evento foi marcado pela demonstração de poder de fogo do Comando Militar do Planalto (CMP) e pelo desfile da Tropa Planalto, mesmo sob chuva.

O Comando Militar do Planalto (CMP)

O CMP possui características peculiares, atuando no cerimonial e segurança presidencial, no Sistema de Obras de Engenharia do Exército e com tropas mecanizadas e do módulo especializado. Seus quadros têm alto valor estratégico para a Força Terrestre e são fundamentais para a defesa do país, especialmente da capital federal.

História e missão do CMP

O Comando Militar do Planalto foi criado no século XX, após a construção de Brasília. Suas missões incluem contribuir com o Exército Brasileiro na garantia da Soberania Nacional, dos Poderes Constitucionais, da Lei e da Ordem; cooperar com o desenvolvimento nacional e o bem-estar social; apoiar a Segurança Presidencial; e colaborar para o fortalecimento da imagem da Força.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).
Sair da versão mobile