A cerimônia de Transferência de Autoridade aconteceu no Líbano e foi presidida pelo Head of Mission / Force Commander da UNIFIL, Major General Stefano Del Col

No dia 15 de janeiro, ocorreu a Cerimônia de Transferência de Autoridade do Comando da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL), do Contra-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho ao Contra-Almirante Axel Schulz, da Marinha alemã.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A cerimônia também marcou o encerramento da participação do Brasil no Comando da FTM-UNIFIL, primeiro e único componente naval de uma missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU). O Brasil, por sua vez, foi o primeiro país não integrante da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) a comandar a missão.

Em 24 de fevereiro de 2011, ao assumir o Comando da FTM-UNIFIL, o Brasil passou a pertencer a um seleto grupo de países que liderou a Força-Tarefa, permanecendo no Comando daquela Força por quase dez anos ininterruptos.

Em virtude da atual situação global diante da Covid-19, aliada às medidas de prevenção estabelecidas pela ONU, a Cerimônia de Transferência de Autoridade foi restrita.

a solenidade marcou o encerramento da participacao brasileira no comando
A solenidade marcou o encerramento da participação brasileira no Comando da FTM-UNIFIL, após quase dez anos

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).