A solenidade marcou a saída do navio do serviço ativo da Armada

A cerimônia de Mostra de Desarmamento do Navio-Varredor (NV) “Albardão”, presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra Marcos Silva Rodrigues, foi realizada no dia 20 de maio, na Base Naval de Aratu (BNA), marcando a sua saída do serviço ativo da Armada.

Construído inteiramente em madeira e metal amagnético, de modo a não atuar as minas de influência magnética, o “Tubarão”, que estava subordinado ao Comando da Força de Minagem e Varredura (ComForMinVar), completou 1.878 dias de mar e 231.575,9 milhas navegadas desde a sua incorporação, em 1976. Ao longo de sua trajetória, foram realizados exercícios de manobras táticas nas águas da Baía de Todos-os-Santos, além de exercícios para manutenção do adestramento da tripulação e ações de Patrulhamento reforçando a presença da Marinha na área de jurisdição do Comando do 2° Distrito Naval.

getrfwertetyr
Último cerimonial à Bandeira no navio foi realizado durante a cerimônia

A cerimônia contou com a presença do Chefe de Operações Conjunta do Ministério da Defesa, Almirante de Esquadra Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar, além do Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Humberto Caldas da Silveira Junior, e do Comandante da Força de Minagem e Varredura, Capitão de Fragata Fábio Borges Gonçalves. Os Almirantes de Esquadra Silva Rodrigues e Petrônio foram homenageados durante o evento, por terem comandado o NV “Albardão”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).