Cerimônia de abertura do PROFESP na Escola Superior de Defesa

Na manhã desta quarta-feira (15/03), ocorreu a cerimônia de abertura das atividades presenciais do Programa Forças no Esporte (PROFESP), uma parceria entre a Escola Superior de Defesa (ESD) e a Secretaria Estadual de Educação do Distrito Federal (SEE-DF). O programa atende 230 alunos do Núcleo da ESD.

Abertura e parceria

O Comandante da ESD, Vice-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos, deu as boas-vindas aos integrantes das escolas participantes, assim como ao corpo docente. A representante da SEE-DF, Erica Soares Martins, destacou a importância do programa para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, agradecendo o apoio da ESD.

Histórico e atividades do PROFESP

Criado em 2003, o PROFESP promove a inclusão social em áreas de vulnerabilidade, atendendo crianças no contraturno escolar nas unidades militares das três Forças Armadas. Na ESD, são realizadas aulas de reforço escolar, artes, música, civismo, libras, saúde e bem-estar, além de atividades esportivas e almoço para os estudantes participantes.

Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).
Sair da versão mobile