Rio de Janeiro (RJ) – Em 11 de julho, ocorreu no Centro Tecnológico do Exército (CTEx), a Reunião Técnica Preparatória para a 20ª Reunião de Projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação de Interesse da Defesa (20ª REPID).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Participaram da Reunião autoridades militares e civis, representantes técnicos do Ministério da Defesa (MD) e das Forças Singulares, destacando: o Chefe de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército (EPDI/DCT), General de Divisão Robson Santana de Carvalho; o Assessor-Chefe de Ciência, Tecnologia e Inovação da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (CT&I da DGDNTM), Vice-Almirante (RM1) Alfredo Martins Muradas; o Chefe do Subdepartamento Técnico do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti; e o Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa (DCTI/MD), General de Brigada Carlos Eduardo da Mota Góes.

A atividade iniciou-se com uma palestra do General Góes, representando o Secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, Marcos Degaut, em que foram apresentados os objetivos da REPID e as atividades conduzidas no âmbito da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD) em prol e em conjunto com as Instituições Científicas e Tecnológicas vinculadas ao MD (ICTMD).

Na sequência, foram apresentados os Projetos das Forças Singulares, tanto aqueles já constantes da Carteira de Projetos de Ciência Tecnologia e Inovação de interesse da Defesa, quanto novos Projetos, propostos para serem enquadrados como INTEROPERÁVEIS, que promovem a interoperabilidade técnica de Comando e Controle entre as Forças Armadas, ou como INTEGRADORES, projetos de CT&I que possuam a participação ou o interesse de mais de uma Força Singular.

Fonte: Centro Tecnológico do Exército

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).