No dia 13 de julho, o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CGERD) da Escola Superior de Guerra (ESG) visitou o Centro Tecnológico do Exército (CTEx) com a finalidade de conhecer os projetos de P&D de PRODE, linhas de pesquisa do Centro e reconhecer a contribuição do CTEx para o Processo de Transformação do Exército e para o desenvolvimento de novas capacidades para a Força Terrestre.

Os participantes da visita assistiram a uma palestra institucional ministrada pelo Coronel Paulo, Subchefe do CTEx, onde puderam perceber a contribuição do Centro para o processo de tranformação do Exército e para o desenvolvimento de novas capacidades. Após a palestra, os integrantes da comitiva percorreram exposições de materiais, observando in loco os projetos em desenvolvimento da Divisão Bélica (DB), Divisão de Tecnologia da Informação, (DTI), Seção de Tecnologia de Materiais de Carbono (STMC) e do Instituto de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (IDQBRN) .

A Escola Superior de Guerra (ESG) é um instituto de altos estudos e pesquisas no campo de segurança e defesa nacional. Tem por finalidade articular e consolidar conhecimentos voltados ao exercício das funções de assessoramento e planejamento da segurança nacional no âmbito do ministerio da defesa. Além do CAEPE a Escola Superior de Guerra oferece outras qualificações na área de defesa, assim formando bons especialistas e nos auxiliando na missão de defender a nossa nação.

Fonte: Centro Tecnológico do Exército
Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui