Módulos fotovoltaicos instalados no prédio do rancho do CTMSP

O Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) deu início, no dia 5 de abril, ao funcionamento do Sistema de Geração de Energia Solar fotovoltaica. Tal sistema atende ao Programa Energia Naval, que preconiza a redução de custos com energia elétrica nas Organizações Militares (OM) da Marinha. A instalação, os testes de acabamento da infraestrutura e o funcionamento do sistema estavam sendo desenvolvidos desde o início deste ano.

Estima-se que toda a instalação gere uma economia de cerca de 295 mil reais na conta anual de energia elétrica da OM. Desta forma, o CTMSP vem contribuindo para um desenvolvimento sustentável, por meio da utilização de energias renováveis e limpas.

Fonte: Marinha do Brasil

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).