O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) terá melhores condições e possibilidades de preparar os oficiais de estado-maior das Nações Unidas (United Nations staff officers) que integrarão as células de inteligência em operações de paz. No período de 23 de agosto a 3 de setembro, o Major do Exército Brasileiro Rodrigo Berbert Eiras, instrutor do Centro, participou do Curso de Oficial de Inteligência Militar das Nações Unidas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Com essa capacitação, o Centro terá condições de conduzir, a posteriori, o “Reinforcement Training Material (RTM)” do “Military Peacekeeping Intelligence”. A capacitação foi realizada sob responsabilidade do Serviço Integrado de Treinamento (ITS, sigla em inglês), do Departamento de Operações de Paz da ONU, e realizado no “United Nations Regional Service Centre Entebbe (RSCE)”. Na presente edição, participaram do curso nacionais oriundos dos seguintes estados membros da ONU: Bangladesh, Brasil, Cazaquistão, Nepal, Paquistão, Quênia, Rússia e Uruguai.

Fonte: Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).