No período de 19 a 23 de julho, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), sob a coordenação do Comando de Operações Terrestres, mobilizou militares brasileiros que conduzirão treinamento de tropas que atuam na República Democrática do Congo (FARDC).

Os brasileiros integrarão a Equipe Móvel de Treinamento de Selva – Jungle Warfare Mobile Training Team (JWMTT) – na Missão de Estabilização da Organização das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO/RDC). Os integrantes da equipe, 14 do Comando do Exército e um do Comando da Aeronáutica, são militares especializados em operações em ambiente de selva (capacitados pelo Centro de Instrução de Guerra na Selva/CIGS). Os militares capacitarão a Brigada de Intervenção Rápida (FIB, sigla em inglês) da MONUSCO e as Forças Armadas da República Democrática do Congo (FARDC).

Durante a semana, entre outras atividades, destacou-se a realização de videoconferências com o Comandante do Componente Militar da MONUSCO (Force Commander), General de Divisão Affonso da Costa, e o atual Sênior da JWMTT, Tenente-Coronel Flávio Luiz dos Prazeres.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Jungle Warfare
O JWMTT foi ofertado pelo Brasil à Organização das Nações Unidas (ONU) em abril de 2019 por intermédio do Sistema de Prontidão das Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas (UNPCRS, sigla em inglês), tendo sido desdobrado em junho de 2019. Desde então, o JWMTT vem contribuindo na capacitação de tropas no ambiente de selva na RDC.

Fonte: Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).