O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil e a Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz (REBRAPAZ) contribuíram para a preparação do 12º Contingente da Força Tarefa Logística Humanitária – Operação Acolhida – no período de 16 a 19 de agosto de 2021. Participaram da atividade aproximadamente 470 militares integrantes do Comando Militar do Leste.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A atividade incluiu um reconhecimento da área de Manaus (AM), Boa Vista e Pacaraima (RR) no período de 1º a 6 de agosto de 2021, com a finalidade de atualizar a consciência situacional do CCOPAB e REBRAPAZ antes do treinamento pré-desdobramento na Força-Tarefa. Depois disso, a capacitação foi realizada nas instalações do complexo do Círculo Militar da Vila Militar, no Rio de Janeiro.

O treinamento, mediante simulação construtiva, foi conduzido por instrutores e monitores do CCOPAB e integrantes da REBRAPAZ, buscando reproduzir procedimentos relacionados às funções a serem desempenhadas pelo 12º Contingente: triagem, recepção e apoio, abrigamento e interiorização.

Fonte: Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).