Stans (Suíça) – No período de 16 de junho a 08 de julho, o Major Bruno Becker, da Força Aérea Brasileira, do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), participou como instrutor no Curso de Observador Militar das Nações Unidas da Suíça (Swiss United Nations Military Observer’s Course – SUNMOC), realizado no Centro das Forças Armadas da Suíça para Missões Estrangeiras (Swiss Armed Forces International Command – SWISSINT).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Com a duração de 23 dias, o curso possuiu diversas instruções teóricas e práticas que abordaram os Materiais Base de Pré-desdobramento (Core Pre-deployment Training Materials – CPTM) e Materiais de Treinamento Especializado (Specialized Training Materials – STM), tendo como alunos, além dos militares suíços, militares do Cazaquistão, Egito, Gambia, Geórgia, Guiné, Holanda, Irã, Marrocos e Paquistão.

Destaca-se o último exercício prático do curso, que contou com a colaboração dos Centros de Treinamento de Paz da Áustria, Alemanha e Holanda, uma vez que, em conjunto com a Suíça, formam o “Fo(u)r Peace Central Europe, 4PCE”, uma parceria entre as quatro organizações congêneres, similar à Associação Latino-Americana de Centros de Treinamento para Operações de Paz (ALCOPAZ, sigla em espanhol), na qual o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil está inserido.

A participação do militar brasileiro na capacitação dos discentes encontra alinhamento com a visão de futuro do CCOPAB, de ser uma referência internacional na promoção da excelência da capacitação contínua de recursos humanos que atuam nas operações de paz e desminagem humanitária.

Além do Major Becker, participaram, também, como instrutores militares da Alemanha, Canadá, Finlândia, Holanda, Hungria, Suécia, além dos militares da Suíça.

Fonte: Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).