O Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) realizou, na manhã do dia 16 de dezembro, a cerimônia de transmissão da função de encarregado do Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav). Presidida pelo Comandante do CIASC, Contra-Almirante (FN) Claudio Leite, a solenidade marcou a transmissão de cargo do Capitão de Mar e Guerra (FN) Carlos Eduardo Gonçalves da Silva Maia para o Capitão de Fragata (FN) Tarick Turidu da Silva Nunes Taets.

blank

Compareceram à cerimônia, a Doutora Eduarda Hamann, presidente da Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz, e o professor Ricardo Oliveira, do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, importantes colaboradores do Centro.

Durante o evento, foram destacados os principais avanços do COpPazNav nos últimos dois anos, tais como o processo de criação e certificação do Curso Internacional de Operações de Paz Ribeirinhas e a condução inédita, no âmbito das Forças Armadas, do Estágio de Operações Humanitárias.

Em suas palavras de despedida, o CMG (FN) G. Maia destacou que as operações de paz das Nações Unidas são a expressão mais visível do compromisso coletivo da comunidade internacional com a promoção da paz e da segurança. “Nesse contexto, a Marinha do Brasil tem exercido um papel de grande relevância, especialmente nas últimas duas décadas, com destaque para a participação de Marinheiros e Fuzileiros Navais em contingentes desdobrados na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti e na Força Interina das Nações Unidas no Líbano, na qual permaneceu no comando do componente marítimo por quase dez anos”.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui