O 5º Estágio de Operações de Paz para Mulheres, conduzido pelo Centro de Operações de Paz de Caráter Naval, do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, foi concluído nesta quinta-feira (13). A capacitação dissemina conhecimentos sobre as Operações de Paz da ONU, bem como incentiva o público feminino a participar desse tipo de operação.

WhatsApp Image 2021-05-13 at 22.18.13 (2).jpeg

Durante o referido estágio, as participantes receberam palestras sobre Direito Internacional Humanitário e outros temas ligados às Operações de Paz, bem como instruções práticas de orientação e de navegação terrestre, de familiarização com os meios de fuzileiros navais empregados em missões de paz e de tiro de pistola e fuzil no simulador da Base de Fuzileiros Navais da Ilha do Governador. No 2º Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais, as estagiárias puderam observar o adestramento voltado para esse tipo de operação.

WhatsApp Image 2021-05-13 at 22.18.13 (1).jpeg

A edição deste ano contou com a presença de militares da Força Aérea Brasileira, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Rio de Janeiro. Adicionalmente, participaram do estágio representantes civis da Escola Superior de Guerra, da Escola Naval, da PUC-Rio, da Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz e quatro jornalistas convidadas.

WhatsApp Image 2021-05-13 at 22.18.14.jpeg

A cerimônia de formatura foi presidida pelo Comandante do Pessoal de Fuzileiros Navais, Vice-Almirante (FN) Roberto Rossatto e contou com a presença da Diretora de Comunicações e Tecnologia da Informação da Marinha, Contra-Almirante (EN) Luciana Mascarenhas da Costa Marroni.

Com informações do Centro de Operações de Paz de Caráter Naval
Fotos: divulgação do Centro de Operações de Paz de Caráter Naval

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui