Foi realizada, nesta quarta-feira (19/01), a cerimônia militar de transmissão do cargo de Chefe do Centro de Inteligência da Aeronáutica (CIAER) e despedida do serviço ativo do Brigadeiro do Ar Marcos dos Santos Silva. A solenidade aconteceu no Espaço Força Aérea, em Brasília (DF), e foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior. No evento, o Brigadeiro do Ar Marcos dos Santos Silva passou a Chefia do CIAER ao Brigadeiro do Ar Rodrigo Gibin Duarte. A Unidade tem a missão de prover conhecimentos de Inteligência, com oportunidade e credibilidade, ao Comandante da Aeronáutica e a todos os níveis decisórios da Aeronáutica.i2211912271202575

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A cerimônia contou com a participação de Oficiais-Generais da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira (FAB), entre eles: o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Vice-Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta; o Chefe de Gabinete do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Major-Brigadeiro do Ar Flávio Luiz de Oliveira Pinto; o Diretor de Economia e Finanças da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Jefferson Cesar Darolt; Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares da Aeronáutica.i2211912201206203

Na ocasião, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior destacou a importância da atividade de Inteligência. “É um meio de reforço estratégico, produzindo conhecimentos e analisando situações sob diversos enfoques com vistas ao fiel assessoramento do planejamento estratégico das grandes corporações.”, ressaltou o Comandante da Aeronáutica.

Em seu discurso de despedida, o Brigadeiro M. Santos destacou que após 38 anos de ingresso na FAB, despede-se do serviço ativo com o sentimento de vitória e dever cumprido, por ter sempre se dedicado a fazer o melhor, qualquer que fosse a missão designada. “Estive integralmente disponível para a Força Aérea Brasileira, não só no tempo, mas também no i2211912200602276espaço. E, de forma especial, agradeço ao efetivo do Centro de Inteligência da Aeronáutica, Soldados do Silêncio, pelas inúmeras demonstrações de profissionalismo e dedicação, contribuindo para o engrandecimento da Força”, pontuou.

Novo Comandante

i2211912275908691

O Brigadeiro Gibin é natural da cidade de Bauru (SP) e ingressou na Força Aérea Brasileira em 1º de fevereiro de 1990, tendo sido declarado Aspirante a Oficial Aviador em 26 de novembro de 1993 e promovido ao atual posto em 31 de julho de 2021. Realizou todos os cursos acadêmicos, de carreira e ainda: Especialização em Relações Internacionais, pela Universidade de Brasília; Especialização em Inteligência Estratégica – pela Escola Superior de Guerra –; Mestrado em Analista de Inteligência – pela Universidade Rey Juan Carlos, em Madrid. Além disso, participou de cursos de extensão em Alta Gestão Executiva – pelo Centro Universitário de Lins; e Especialização de Altos Estudos em Defesa – pela Escola Superior de Guerra. Possui mais de 2.500 horas de voo e cinco condecorações nacionais.

Clique aqui e assista ao vídeo da matéria.

Vídeo: Sargento T .Coutinho e Sargento Chagas/CECOMSAER

Fotos: Sargento Müller e Sargento Mônica/CECOMSAER

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).