Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa realizou a abertura do Curso em ambiente virtual

O Centro de Instrução e Adestramento Almirante Radler de Aquino (CIAARA), em apoio à presença brasileira no continente Antártico, realizou em maio, o Curso Especial de Operação em Águas Polares (C-ESP-OpAP). Em cumprimento aos protocolos de prevenção à Covid-19, o curso ocorreu em ambiente virtual de aprendizado e contou com aulas simultâneas, permitindo a interação em tempo real dos instrutores com os alunos.

O curso tem o propósito de habilitar militares das tripulações dos navios que operam na Antártica para o exercício das funções afetas à navegação. Temas como serviço de passadiço; previsão e acompanhamento meteorológico; e condução e gerenciamento de risco das diversas operações foram abordados.

Os conteúdos foram ministrados por instrutores convidados da Diretoria de Portos e Costas; da Escola de Guerra Naval; do Comando da Força de Submarinos; do Comando da Força Aeronaval; do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha e do Centro de Hidrografia da Marinha, além dos instrutores do CIAARA, demonstrando comprometimento aos diversos setores da Marinha em colaboração para o desenvolvimento nacional, por meio do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).

Recentemente, a Comissão Interministerial para os Recursos do Mar deliberou e aprovou o aperfeiçoamento da Política Nacional para Assuntos Antárticos (POLANTAR), objetivando a ampliação da presença brasileira em prol dos objetivos nacionais antárticos e da mentalidade relacionada à ciência, à tecnologia e ao meio ambiente. O C-ESP-OpAP tornou-se um instrumento relevante para a preparação da OPERANTAR XL.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui