Google News

O Centro de Instrução e Adestramento Almirante Radler de Aquino (CIAARA), em apoio à presença brasileira no continente Antártico, realizou em maio, o Curso Especial de Operação em Águas Polares (C-ESP-OpAP). Em cumprimento aos protocolos de prevenção à Covid-19, o curso ocorreu em ambiente virtual de aprendizado e contou com aulas simultâneas, permitindo a interação em tempo real dos instrutores com os alunos.

O curso tem o propósito de habilitar militares das tripulações dos navios que operam na Antártica para o exercício das funções afetas à navegação. Temas como serviço de passadiço; previsão e acompanhamento meteorológico; e condução e gerenciamento de risco das diversas operações foram abordados.

Os conteúdos foram ministrados por instrutores convidados da Diretoria de Portos e Costas; da Escola de Guerra Naval; do Comando da Força de Submarinos; do Comando da Força Aeronaval; do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha e do Centro de Hidrografia da Marinha, além dos instrutores do CIAARA, demonstrando comprometimento aos diversos setores da Marinha em colaboração para o desenvolvimento nacional, por meio do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).

Recentemente, a Comissão Interministerial para os Recursos do Mar deliberou e aprovou o aperfeiçoamento da Política Nacional para Assuntos Antárticos (POLANTAR), objetivando a ampliação da presença brasileira em prol dos objetivos nacionais antárticos e da mentalidade relacionada à ciência, à tecnologia e ao meio ambiente. O C-ESP-OpAP tornou-se um instrumento relevante para a preparação da OPERANTAR XL.

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa em Foco na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui