Assessor Militar da Marinha no CENSIPAM durante apresentação para os Oficiais-Alunos do CAHO

Em proveito do Ciclo de Palestras/2021 da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), o Centro de Instrução e Adestramento Almirante Radler de Aquino (CIAARA) promoveu, no dia 5 de março, uma palestra presencial para alunos do Curso de Aperfeiçoamento em Hidrografia para Oficiais (CAHO) e por videoconferência para organizações militares do Complexo Naval da Ponta da Armação (CNPA) e Distritos Navais (Serviço de Sinalização Náutica – SSN, Centro de Hidrografia e Navegação – CHN – e navios subordinados) sobre o tema Plano de Trabalho entre a Marinha do Brasil e o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), ministrada pelo Assessor Militar da Marinha do Brasil (MB) no CENSIPAM (EN) Capitão de Corveta Tadeu Corrêa Pinheiro.

O palestrante abordou as principais tarefas desenvolvidas pelo Centro Gestor acerca dos sensores empregados no monitoramento satelital, bem como a futura aplicação pelas Forças Armadas na região.

Na oportunidade, o palestrante também apresentou as possibilidades do trabalho que a Marinha vem desenvolvendo junto ao CENSIPAM, e que poderão ser igualmente aplicados ao Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz), em proveito da aplicação do Poder Naval, contribuindo para a formação multidisciplinar dos futuros Oficiais Hidrógrafos.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui