Comandante Leonardo Mattos conduz a palestra de Geopolítica Polar

O Centro de Instrução e Adestramento Almirante Radler de Aquino realizou, em 19 de maio, a palestra de Geopolítica Polar, durante o Curso Especial de Operação em Águas Polares (C-Esp-OpAP). O evento foi conduzido pelo Comandante Leonardo Mattos, instrutor de Geopolítica da Escola de Guerra Naval (EGN) e editor do Boletim Geocorrente, cujo compromisso é acompanhar a conjuntura internacional sob o olhar teórico da Geopolítica.

Foram abordados assuntos como as correlações entre as áreas marítimas do Ártico e da Antártica e os interesses envolvidos; demonstração da importância geopolítica das atividades desenvolvidas pelo Brasil no continente polar; e a presença de outras nações na Antártica e seus interesses; também foram retratados os eventos históricos mais relevantes a partir da presença brasileira, face aos interesses nacionais dentro da geopolítica polar e à Política Nacional para Assuntos Antárticos (POLANTAR).

O curso tem propósito de habilitar Oficiais e Praças que compõem as tripulações dos navios que operam na Antártica para o exercício das funções afetas à navegação.

Os militares receberam instrução, na modalidade de Ensino à Distância, acerca de previsão e acompanhamento meteorológico; serviço de passadiço; e condução e gerenciamento de risco das diversas operações no ambiente antártico.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui