Araguari (MG) – Em 22  de junho, o 2° Batalhão Ferroviário, por meio do Centro de Instrução de Engenharia, concluiu a Avaliação Operacional do Plastex M BR, um explosivo desenvolvido pela IMBEL e fabricado a partir de Nitropenta (PETN), com plastificante, que  possui um efeito relativo superior ao Trinitrotolueno (TNT), altamente moldável.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A IMBEL forneceu moldes para confecção de cargas dirigidas com o Plastex M BR, que foram eficazes na neutralização de munições e na perfuração de chapas metálicas.

Além dos Instrutores do Centro de Instrução de Engenharia do 2° Batalhão Ferroviário, participaram das atividades os Mergulhadores do Batalhão, que executaram o Plano de Provas de Mergulho, atividade prevista para a manutenção de suas habilitações.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).