No dia 12 de maio, o Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) realizou a cerimônia de encerramento da nona edição do Estágio de Operações de Paz para Mulheres. O evento, organizado pelo Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav), teve como meta a capacitação de mulheres e o aumento da compreensão sobre as Operações de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Ampliação de Conhecimentos e Atividades Práticas

dsc 0041 scaled

Esta edição, além de oferecer aulas teóricas, proporcionou a oportunidade para as participantes se envolverem em atividades práticas, como instruções na Pista de Liderança, familiarização com os meios de fuzileiros navais utilizados em missões de paz e navegação terrestre.

Participantes Diversificadas e Interdisciplinares

dsc 0144 scaled

O curso contou com a presença de mais de sessenta participantes, incluindo oficiais e praças da Marinha do Brasil, da Polícia Rodoviária Federal, acadêmicas do Núcleo de Avaliação da Conjuntura (NAC) da Escola de Guerra Naval (EGN), além de representantes de universidades como a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Estácio de Sá. Representantes de outros órgãos públicos também marcaram presença.

O estágio está alinhado ao compromisso do Brasil em aumentar a participação feminina em Operações de Paz, ressaltando o papel crucial das mulheres para a efetividade destas operações.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).