Centro de Hidrografia da Marinha renova Certificação ISO 9001 migrando para uma Certificadora Nacional

Certificação nas cartas náuticas e principais produtos da Diretoria de Hidrografia e Navegação

O Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) passou por rigorosa Auditoria, finalizada em dezembro de 2020, para continuar a exibir a Certificação ABNT NBR ISO 9001:2015 nas cartas náuticas e principais produtos da Diretoria de Hidrografia e Navegação. O relatório apresentado pelo Auditor concluiu que não foram evidenciadas “não conformidades” e não existem pendências da auditoria anterior, o que confirma e renova a certificação até dezembro de 2023.

Essa Auditoria foi marcada pela migração da Certificadora britânica “Lloyd´s Register” para a brasileira “SAS Certificadora”, representando uma economia de mais de vinte mil reais, principalmente pela atual diferença cambial entre a Libra Esterlina e o Real, além de prestigiar o mercado nacional.

Desde 2008, o CHM está certificado pela Norma ABNT NBR ISO 9001 para atender à Decisão nº 20, da XVII Conferência Hidrográfica Internacional (PRO 23 – Resolution on Electronic Navigational Chart Coverage Availability Consistency And Quality), que recomenda a utilização de um Sistema de Gestão da Qualidade para assegurar os altos padrões para os Serviços que produzam as cartas náuticas eletrônicas – ENC (Electronic Navigational Chart), em conformidade com os requisitos estabelecidos pela Organização Hidrográfica Internacional.

Fonte: Marinha do Brasil

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).
Sair da versão mobile