Boia Spotter V-2 coleta dados oceanográficos

O Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), no escopo do projeto REMO (Rede de Modelagem e Observação Oceanográfica) e em conjunto com a Petrobras, realizou o lançamento de uma boia ondógrafo (modelo Spotter V-2), no dia 4 de fevereiro, ao largo da praia de Copacabana e nas proximidades da boia de coleta de dados ambientais do “Sistema de Monitoramento da Costa Brasileira” (Projeto SiMCosta).

A boia ondógrafo, instrumento de precisão que incorpora tecnologia avançada na medição de ondulação, ficou fundeada no período de 4 a 10 de fevereiro, coletando dados de ondas, que foram transmitidos em tempo real para o CHM, e serviram para a validação do Aviso de Ressaca NR 071/2021, emitido pelo Serviço Meteorológico Marinho, referente à possibilidade de ocorrência de ressaca com ondas de 2,5 a 3,0 metros para a costa do Rio de Janeiro, prevista para os dias 5, 6 e 7 de fevereiro.

A boia representa uma nova metodologia que está sendo implementada pelo CHM para a coleta expedita de dados de ondas durante a ocorrência de eventos severos ou operações navais específicas.

Além da participação do CHM e da Petrobras, o lançamento contou com o apoio do Centro de Auxílios à Navegação Almirante Moraes Rego e do projeto SiMCosta.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui