No dia 3 de fevereiro de 2022, na 3ª Subchefia do Estado-Maior do Exército (3ª Sch do EME), representantes do Centro de Estudos Estratégicos do Exército (CEEEx) e da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) se reuniram com o intuito de firmar uma parceria entre as duas instituições.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A FUNAG, vinculada ao Ministério de Relações Exteriores (MRE) e tem como um de seus objetivos principais: realizar e promover estudos e pesquisas sobre problemas atinentes às relações internacionais. Por meio do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI), a FUNAG fomenta o intercâmbio científico com instituições congêneres nacionais e estrangeiras e realiza cursos, conferências, seminários e congressos na área de relações internacionais.

A aproximação inicial entre as instituições teve por objetivo a participação no curso introdutório de geopolítica para diplomatas brasileiros, denominado “Fundamentos de Geopolítica”, que ocorrerá no mês de março. Trata-se de uma oportunidade de construção de parceria entre duas instituições que trabalham com temas convergentes: defesa externa e relações internacionais.

Além da Embaixadora Márcia Loureiro, Presidente da FUNAG e do Ministro Almir Nascimento, Diretor do IPRI, também participaram da reunião o General de Divisão Lância, Vice-chefe do EME, o General de Divisão Leite, Chefe da 3ª Sch do EME, o Coronel Andrelúcio, Chefe do CEEEx, o Coronel Oscar Filho e a TC Selma Gonzales, analistas do CEEEx.

Fonte: 3ª Subchefia do Estado-Maior do Exército

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).