O Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias realizou cerimônia em comemoração ao seu 57º aniversário em 5 de maio de 2022. A organização militar celebrou uma trajetória consolidada como referência no campo das humanidades dentro das Forças Armadas e Auxiliares e ainda prestou homenagem a personalidades militares e civis, que receberam o Diploma de Amigos do CEP/FDC. A distinção é concedida como reconhecimento pelos serviços prestados e pelas parcerias estabelecidas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Além dos homenageados, estiveram presentes o Diretor de Educação Técnica Militar, General de Brigada Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, o Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, General de Brigada Luciano Antonio Sibinel, o Comandante da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, General de Brigada Sergio Manoel Martins Pereira Junior e o Diretor da Fundação Cultural Exército Brasileiro (FUNCEB), General de Brigada Walter Nilton Pina Stoffel. Também prestigiaram o evento o Coronel Álvaro Roberto Cruz Ferreira e o Coronel Roberto Itamar Cardoso Plum, antigos comandantes do CEP/FDC.

Durante a cerimônia, o Comandante do CEP/FDC, Coronel Carlos Alexandre de Oliveira Costa, destacou a capacidade de adaptação do centro de ensino aos tempos atuais: “Por mais de meio século, o Centro de Estudos de Pessoal tem correspondido a sua essência, ao lapidar riquezas humanas nas áreas de pedagogia, comunicação social e informações. A essência deste ensino permanece, mas a velocidade e propagação do conhecimento estão a galopar.”

Em seguida, o Comandante ressaltou avanços recentes: “Já somos realidade nos Estágios Gerais de Comunicação Social, nas fases no Ensino à Distância de todos os nossos cursos anuais, e agora na capacitação dos agentes indiretos do ensino. Os desafios nos instigam a ousar sempre mais, com responsabilidade, de forma sóbria e cadenciada buscaremos atingir nossos próximos objetivos”.

Criado em 24 de abril de 1965, o Centro de Estudos de Pessoal está localizado no bairro do Leme, no Rio de Janeiro, e possui sob sua responsabilidade a Área de Proteção Ambiental do Leme. A denominação CEP/FDC surgiu em 2009, após a criação do Espaço Cultural Forte Duque de Caxias, definindo a gestão simultânea do Estabelecimento de Ensino e do Sítio Histórico. Ao longo de sua história, o Centro de Estudos de Pessoal formou militares das Forças Armadas do Brasil, de Nações Amigas e de Forças Auxiliares, totalizando 697 comunicadores sociais, 749 psicopedagogos, 857 coordenadores pedagógicos, 72 especialistas em operações psicológicas, 381 auxiliares de ensino e 348 auxiliares de comunicação social.

Fonte: Centro de Estudos de Pessoal

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).