blank

Google News

O Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias realizou cerimônia em comemoração ao seu 57º aniversário em 5 de maio de 2022. A organização militar celebrou uma trajetória consolidada como referência no campo das humanidades dentro das Forças Armadas e Auxiliares e ainda prestou homenagem a personalidades militares e civis, que receberam o Diploma de Amigos do CEP/FDC. A distinção é concedida como reconhecimento pelos serviços prestados e pelas parcerias estabelecidas.

Entre no canal do Defesa em Foco no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

Além dos homenageados, estiveram presentes o Diretor de Educação Técnica Militar, General de Brigada Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, o Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, General de Brigada Luciano Antonio Sibinel, o Comandante da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, General de Brigada Sergio Manoel Martins Pereira Junior e o Diretor da Fundação Cultural Exército Brasileiro (FUNCEB), General de Brigada Walter Nilton Pina Stoffel. Também prestigiaram o evento o Coronel Álvaro Roberto Cruz Ferreira e o Coronel Roberto Itamar Cardoso Plum, antigos comandantes do CEP/FDC.

Durante a cerimônia, o Comandante do CEP/FDC, Coronel Carlos Alexandre de Oliveira Costa, destacou a capacidade de adaptação do centro de ensino aos tempos atuais: “Por mais de meio século, o Centro de Estudos de Pessoal tem correspondido a sua essência, ao lapidar riquezas humanas nas áreas de pedagogia, comunicação social e informações. A essência deste ensino permanece, mas a velocidade e propagação do conhecimento estão a galopar.”

Em seguida, o Comandante ressaltou avanços recentes: “Já somos realidade nos Estágios Gerais de Comunicação Social, nas fases no Ensino à Distância de todos os nossos cursos anuais, e agora na capacitação dos agentes indiretos do ensino. Os desafios nos instigam a ousar sempre mais, com responsabilidade, de forma sóbria e cadenciada buscaremos atingir nossos próximos objetivos”.

Criado em 24 de abril de 1965, o Centro de Estudos de Pessoal está localizado no bairro do Leme, no Rio de Janeiro, e possui sob sua responsabilidade a Área de Proteção Ambiental do Leme. A denominação CEP/FDC surgiu em 2009, após a criação do Espaço Cultural Forte Duque de Caxias, definindo a gestão simultânea do Estabelecimento de Ensino e do Sítio Histórico. Ao longo de sua história, o Centro de Estudos de Pessoal formou militares das Forças Armadas do Brasil, de Nações Amigas e de Forças Auxiliares, totalizando 697 comunicadores sociais, 749 psicopedagogos, 857 coordenadores pedagógicos, 72 especialistas em operações psicológicas, 381 auxiliares de ensino e 348 auxiliares de comunicação social.

Fonte: Centro de Estudos de Pessoal