Rio de Janeiro (RJ) – O Centro de Avaliações do Exército (CAEx) apoiou o Centro Tecnológico do Exército (CTEx) e a empresa SIATT Engenharia, Indústria e Comércio durante a etapa de testes do Sistema Míssil Superfície-Superfície 1.2 Anticarro (MSS 1.2 AC) entre os dias 6 e 9 de fevereiro. Os testes foram acompanhados por engenheiros e técnicos militares e civis, com o objetivo de verificar a efetividade dos aperfeiçoamentos implementados no Sistema de Armas MSS 1.2 AC. Foi analisado o lançamento do míssil telemétrico contra um alvo posicionado a dois mil metros de distância.

A instrumentação da atividade compreende dois sistemas de telemetria, com duas estações em redundância, que permitem o acompanhamento dos diversos componentes e subsistemas do míssil em tempo real, durante o lançamento e após o término do voo. Para a verificação da trajetória do míssil, os testes são apoiados por um conjunto de câmeras e drones, que permitem validar a configuração atual do sistema, visando à implementação nos exemplares que serão utilizados na continuidade da subfase técnica da “Avaliação do Lote Piloto”.

O sucesso do teste ratifica a capacidade do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Base Industrial de Defesa e Segurança para desenvolver produtos nacionais de alta tecnologia, provendo à Força Terrestre maior portabilidade, flexibilidade e precisão no combate contra veículos blindados. O sistema para lançamento de míssil anticarro de médio alcance guiado a laser pode ser empregado por tropas em solo ou em viatura.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fonte: CAEx

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).