O Centro de Avaliações do Exército (CAEx) – “Campo de Provas da Marambaia/ 1948” realizou, em 29 de abril, o Teste de Desempenho do Sistema de Freios de Serviço, após imersão em água, com a Viatura Transporte Não Especializado (VTNE) 6×6 10 t MAN, rebocando o Obuseiro 155mm M114 Autorrebocado (Ob 155mm AR), que dota unidades de Artilharia de Campanha do Exército Brasileiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O teste, que contou com o apoio do 11º Grupo de Artilharia de Campanha (11º GAC) – “Grupo Montese”, faz parte de uma Colaboração Técnica demandada pelo Chefe do Estado-Maior da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército (AD/1) ao Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), com objetivo de aferir o desempenho do sistema de freios dos obuseiros do 11° GAC, visando garantir a segurança no transporte desses meios operativos pelos usuários.

Para a atividade foi utilizado um equipamento de teste que centraliza os dados obtidos no teste. Conectado ao equipamento, há uma antena GPS, utilizada na aquisição dos dados de distância de parada e velocidade durante a frenagem, um sensor para medição de esforço no pedal do freio e termopares (sensores de temperatura) nas rodas do caminhão e do Obuseiro, com o intuito de medir a temperatura dos elementos de fricção do freio de serviço.

A atividade desenvolvida pelo Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército (SCTIEx) é fundamental para aferir a segurança e aumentar a operacionalidade dos materiais que se encontram em utilização pela tropa.

viatura man1 viatura man4 viatura man5 viatura man3

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).