Rio de Janeiro (RJ) – O Centro de Avaliações do Exército (CAEx) realizou o Acampamento de Formação do Combatente Básico para o efetivo de recrutas incorporados neste ano, entre os dias 19 e 23 de setembro.

O objetivo do período de treinamento foi conferir ao efetivo de instruendos os conhecimentos básicos indispensáveis ao soldado, bem como desenvolver os reflexos na execução de técnicas e táticas individuais de combate e os atributos da área afetiva, indispensáveis ao exercício das missões diárias dos militares no CAEx.

As instruções, previstas em programa padrão de instrução militar, compreenderam o aprestamento individual do recruta, a realização de marcha de doze quilômetros, rapel, camuflagem, progressão diurna, higiene, profilaxia e primeiros socorros, transposição de curso d’água, orientação diurna e noturna, tiro de ação reflexa diurno e noturno, combate à baioneta, silenciamento de sentinela e pista do mensageiro.

O acampamento é imprescindível na formação do jovem incorporado às fileiras do Exército Brasileiro para o desempenho das missões diárias da OM e das concernentes ao Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército, no CAEx.

Fonte: Centro de Avaliações do Exército

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui