O Centro de Avaliações do Exército (CAEx) – “Campo de Provas da Marambaia/ 1948” apoiou, em 16 de fevereiro, a realização do tiro técnico de Teste e Avaliação (T&A), para verificar o desempenho da munição Tiro 81 mm Alto Explosivo (AE), produzido pela Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O evento ocorreu na Linha V (rampa), área destinada a ensaios com munição em geral, mísseis e foguetes de longo alcance, até a distância de 80 km, e que permite a instrumentação para a verificação dos parâmetros de voo e de tiro.

Participaram da atividade engenheiros e técnicos da IMBEL, além de militares do CAEx e do 26º Batalhão de Infantaria Paraquedista (26º BIPqdt), integrando os aspectos técnicos com os operacionais de emprego do armamento e da munição.

O evento se reveste de extrema importância para o Sistema de Ciência Tecnologia e Inovação do Exército, no sentido de promover a pesquisa e desenvolvimento (P&D) nacionais, apoiar a Base Industrial de Defesa e Segurança e dotar a Força Terrestre com um material mais seguro e preciso. Foram cumpridos todos os protocolos de prevenção e combate à pandemia.

Fonte: CAEx

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).