CENTENÁRIO DO HERÓI: VETERANO DA FEB CELEBRA 100 ANOS DE LEGADO E CORAGEM

José Ribeiro da Silva, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira, marca seu centenário com uma vida repleta de histórias de bravura e dedicação ao Brasil.

Hoje, o Brasil celebra o centenário de José Ribeiro da Silva, veterano da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que serviu bravamente na Segunda Guerra Mundial. Nascido em 29 de abril de 1924, em Garanhuns, José incorporou ao 21º Batalhão de Caçadores e se destacou como um exemplo de dedicação e coragem ao representar o país no conflito global.

Serviço na Itália e a vida em combate

José embarcou para a Itália no 5º Escalão em 8 de fevereiro de 1945, onde foi integrado ao Depósito de Pessoal da FEB. Durante sua estadia, participou ativamente das operações e manobras que foram cruciais para o desfecho da participação brasileira na guerra. O retorno ao Brasil se deu em 3 de outubro do mesmo ano, marcando o fim de sua jornada em solo europeu, mas o início de um legado duradouro.

Reconhecimento e honrarias

A bravura e o espírito indomável de José foram reconhecidos com a Medalha de Campanha, uma honraria que simboliza o valor e o sacrifício dos soldados brasileiros em terras estrangeiras. Esta medalha não apenas reconhece sua coragem pessoal, mas também honra a contribuição significativa de todos os brasileiros que lutaram ao lado dos aliados durante a Segunda Guerra Mundial.

Celebrando um século de histórias e sacrifícios

As comemorações do centenário de José Ribeiro da Silva reúnem familiares, amigos e admiradores de sua história. Suas experiências relembram a todos os brasileiros sobre a importância do serviço e do sacrifício em nome da paz e da segurança nacional. A vida de José é um testemunho do compromisso inabalável com o país e com os valores de bravura, honra e dedicação.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).
Sair da versão mobile