No dia 29 de julho, o Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) realizou a cerimônia de defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) referentes a linha de pesquisa 3 da Fase Acadêmica do Curso de Aperfeiçoamento Avançado de Oficiais do Corpo Fuzileiros Navais (C-ApA-CFN). Este curso de pós-graduação lato sensu em Desempenho Físico do Combatente é fruto de uma parceria entre o CEFAN e a Universidade da Força Aérea (UNIFA).

Durante as 360 horas de curso, realizadas em três blocos de forma presencial, no CEFAN, os alunos iniciaram ou aprofundaram diversos aspectos inerentes ao desempenho físico do combatente, como anatomia e cinesiologia, fisiologia do exercício, medidas e avaliações, treinamento desportivo, ergonomia, nutrição e fatores psicossociais, além de conteúdos afetos à bioestatistica e metodologia da pesquisa científica, que forneceram bases para a realização dos seis TCC que abordaram temas afetos a questões biopsicossociais aplicadas às diversas atividades operativas desempenhadas pelo Corpo de Fuzileiros Navais (CFN).

blank

O evento foi presidido pelo Contra-Almirante (FN) Medeiros, e contou com a participação do Contra-Almirante (FN) Lemos, Comandante do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), do Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desempenho Humano Operacional (PPGDHO/UNIFA), Prof. Dr. Alexander Bomfim, de Oficiais instrutores do Curso e pesquisadores civis e militares.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui