O workshop teve por objetivo debater o lugar da cibernética como instrumento de dissuasão na guerra do futuro. Para tanto, buscou-se criar um espaço de discussão e de troca de ideias, onde pesquisadores e analistas do Centro de Estudos Estratégicos do Exército (CEEEx) tiveram a oportunidade de compartilhar suas reflexões com interlocutores convidados. O evento ocorreu ontem, dia 14 de abril de 2021, das 9h15 às 12h00.
Os interlocutores foram o Ministro Marcelo Câmara Saraiva, chefe do Departamento de Defesa do Ministério das Relações Exteriores, e o Dr Marcelo Malagutti, pesquisador do Instituto Vegetas. Dentre os convidados, o Comandante do Centro de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro, General Jomar, analistas e pesquisadores do CEEEx.
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui