O Centro de Distribuição e Operações Aduaneiras da Marinha (CDAM) realizou, em 28 de julho, no Porto de Santos, o desembaraço aduaneiro e a retirada de cargas destinadas ao Programa Nuclear da Marinha. A entrega do material foi realizada no Centro Industrial Nuclear de Aramar (CINA).
A escolha do Porto de Santos para o recebimento do material foi resultado de um amplo estudo de custos e riscos do processo, que contou com o apoio da Comissão Naval Brasileira na Europa e do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, e foi precedida de intensas negociações, conduzidas pelo CDAM, com terminais portuários e com a empresa seguradora, em virtude do elevado valor da carga.
Ao comparar-se os custos de desembaraço, transporte e seguro dessa operação com os que seriam incorridos, caso fosse mantida a sistemática geral de recebimento de cargas provenientes do exterior, obteve-se significativa economia.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.