Cerimônia militar, realizada em Brasília (DF), foi presidida pelo Comandante da Marinha

O Centro de Comunicação Social da Marinha (CCSM) realizou, hoje (6), cerimônia militar em comemoração aos 60 anos da Comunicação Social na Marinha, com lançamento da nova logomarca da Força. O evento, restrito em virtude da pandemia de Covid-19, foi presidido pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, e contou com a presença dos ex-Diretores Almirante de Esquadra Claudio Portugal de Viveiros e Almirante de Esquadra Flávio Augusto Viana Rocha, entre outras autoridades, e de uma representação de militares da tripulação.

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Durante a leitura da Ordem do Dia alusiva à data, o Diretor do CCSM, Contra-Almirante João Alberto de Araujo Lampert, destacou o papel estratégico da comunicação social, ao desenvolver relacionamentos, promover parcerias e divulgar continuamente as tarefas realizadas pela Marinha e parabenizou os que contribuíram com a evolução da Comunicação Social na Força. “Ao celebrarmos esta efeméride, congratulamo-nos com todos os militares, veteranos e servidores civis, de ontem, hoje e sempre, em especial, aqueles que exerceram ou exercem funções na área de comunicação social. O trabalho diuturno e incansável, com profissionalismo e competência, deságua, como elemento tangível, no elevado índice de confiança que a Marinha desfruta junto à sociedade brasileira”, pontuou.

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Diretor do CCSM durante leitura da Ordem do Dia

Após a apresentação de um vídeo institucional com breve resumo dos avanços e realizações ao longo das seis últimas décadas, foi lançada a nova logomarca da Marinha. A nova representação visual, escolhida a partir de uma enquete, se somará à tradicional coroa naval, impulsionando a comunicação estratégica da Força como alternativa moderna para públicos de interesse específicos, representando uma oxigenação da marca e aproximando a Marinha ainda mais da sociedade brasileira.

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Comandante da Marinha e Diretor do CCSM durante
descerramento da nova logomarca da Marinha

Entre os presentes na cerimônia estavam representantes da imprensa nacional, de instituições de ensino superior de Brasília e o Presidente da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar-Brasil).

Histórico
O Serviço de Relações Públicas da Marinha foi criado em 5 de abril de 1961, visando incrementar, de forma sistemática, o relacionamento da Força com a sociedade. A evolução e o adensamento do ambiente informacional fizeram com que a Alta Administração Naval decidisse, em 2006, alterar a denominação do Serviço para Centro de Comunicação Social da Marinha. Atualmente, o CCSM possui sedes em Brasília (DF) e no Rio de Janeiro (RJ).

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).